Você se considera uma pessoa tímida? A timidez é um modo operante que leva ao medo e desconforto em situações de socialização. Normalmente acontece por medo da exposição e do julgamento. Portanto, a timidez causa o congelamento, a pessoa não consegue se expressar, bloqueia também o poder de ação em momentos necessários, afetando simples movimentos no dia-a-dia.
Para uma pessoa que se considera tímida é muito difícil, pois existem vários sentimentos envolvidos em uma única ação, a sensação de inadequação, o julgamento, o medo, a vergonha, todos eles são limitadores e agravantes. No entanto, o tímido sempre acha que está sendo observado e que está fazendo tudo errado. Dessa forma, são nesses momentos que a voz não sai, o coração acelera, o corpo não reage. É tudo muito intenso e desgastante viver nesse loop de emoções, como forma de proteção o tímido acaba evitando passar por esse tipo de estresse, por isso evita interagir.
Afinal, imaginar que todos estão com o olhar voltado para você pode ser desastroso e também gatilho para diversas situações, como o pânico, a ansiedade, o desequilíbrio emocional, confinamento e retraimento social. Se está prejudicando sua vida a interação com outras pessoas e fazer novas amizades, pode-se considerar um problema. Todos temos o direito de ter uma vida tranquila e mais leve, o ideal é procurar ajuda.
Entenda porque você se considera uma pessoa Tímida
Tipos de Timidez
Existem vários tipos de timidez, cada um com suas próprias características e causas:
1. Timidez Situacional
Ocorre em situações específicas, como falar em público, conhecer novas pessoas ou participar de eventos sociais. Essa timidez é comum e geralmente de curta duração.
2. Timidez Geral:
Afeta muitas áreas da vida, a interação social torna-se difícil, além disso, há também prejuízos na formação de relacionamentos significativos, podem levar a baixa autoestima, sentimento de inadequação e de não se sentir amada.
3. Timidez Cognitiva
Envolve pensamentos negativos sobre si mesmo e sobre o que os outros estão pensando de você, dessa forma, essa situação leva a pessoa a se preocupar com cada movimento e palavra durante uma interação com outra pessoa, levando a dificuldade em se concentrar na conversa ou atividade em questão.
4. Timidez Comportamental
Envolve situações sociais e interações com os outros. Frequentemente apresentam medo de julgamento e rejeição. Assim pode desenvolver a fobia social, que é uma forma mais grave, que envolve medo intenso e persistente de situações sociais. Pessoas com fobia social podem experimentar ataque de pânico, suor excessivo, tremores e outros sintomas físicos quando confrontados em situações sociais. A timidez em si não é um problema, em algum grau todos somos tímidos. O problema é a intensidade dos sentimentos e emoções descontroladas que ela desencadeia, nesses casos a ajuda de um profissional é imprescindível para melhor entender suas causas e desenvolver habilidades sociais para superá-las.
Dicas para superar a Timidez
Invista em autoconhecimento
Olhar para dentro pode não ser fácil, mas é possível. Comece com a ajuda de um profissional ou terapias integrativas que proporcione observação das suas qualidades, personalidade, seus comportamentos, seus talentos e muitos outros aspectos positivos. Voltar a atenção para dentro vai ajudá-lo a descobrir coisas incríveis a respeito de si mesmo. O contato com as infinitas possibilidades que existem dentro de você, vão te ajudar na percepção de suas qualidades e do quanto você é importante. Esforce-se para conversar com as pessoas, comece com assuntos rotineiros, sempre há novos acontecimentos. Não tenha medo, conversa não vai faltar, se o medo aparecer, o estado de presença e o controle da respiração podem ajudar a continuar a conversa.
Se exponha aos poucos
Vá com calma, para quem se considera uma pessoa tímida pode ser muito desafiador, porém, possível. Primeiramente comece a interação com aquela pessoa que você mais se identifica e fica a vontade. Faça o esforço para se abrir e estar aberto à conversa, interaja fazendo perguntas. É um passo de cada vez, só não pode parar. A cada dia avalie quais obstáculos conseguiu vencer e faça um esforço para ir além. Comemore suas vitórias e não se cobre tanto quando não conseguir interagir do jeito que gostaria ou quando as coisas não saírem como planejou.
Evite comparações com outras pessoas
Você é único, tem potenciais e habilidades únicas, não se compare e nem se sinta menor que ninguém, olhe para você e nas mudanças que quer alcançar. Dentro de você existe uma força incrível, acredite!
Esse artigo te ajudou de alguma forma? Conheça também sobre como ter mais autoestima
Boa leitura!