Porque é tão difícil deixar ir, como podemos deixar algo que nos foi tão importante ou que acreditávamos ser para a vida toda? Pode ser um emprego, uma pessoa, um relacionamento, um objeto ou até mesmo uma maneira de pensar. Como deixar ir experiências e momentos que nos foram tão preciosos e seguir em frente com o sentimento de vazio e dor? Nesse momento de desespero muitas perguntas vem à cabeça:
- Por que isso está acontecendo comigo?
- E se eu tivesse feito diferente
- O que eu fiz para merecer?
- Me dediquei tanto a essa relação ou projeto, como posso colocar tudo a perder?
- Qual caminho seguir?
- O que faço da minha vida agora?
É muito difícil quando tudo parece desmoronar, situações que ilusoriamente tínhamos o controle e que de repente muda tudo ou onde a decisão do fim não nos cabe. Na verdade, deixar que algo vá embora de nossa vida, está relacionado a nossa capacidade de superação. Todos nós temos um mecanismo de rendição, no livro “Deixar ir”, O caminho do Desapego do Dr. David Hawkins, ele mostra uma maneira simples e eficaz de nos rendermos aos reverses da vida.
A vida chama para constante renovação, essa é a dinâmica da evolução, nada é para sempre, tudo muda o tempo todo. Estamos sempre recebendo mensagens e sinais de que algo não vai bem, mas, nossa necessidade de controle, nos deixa anestesiados para essa percepção. Com isso, nos apegamos a determinada situação com unhas e dentes, mas, inevitavelmente algumas coisas simplesmente acontecem, por mais que nos empenhamos, nos dedicamos, se for o momento de acabar, não tem jeito.
O Poder da Resiliência
Compreenda que nos cabe aceitar sem resistência, esse é o verdadeiro poder da resiliência. No entanto, aceitar não significa ignorar o sofrimento, muito pelo contrário, é sentir todas as etapas desse processo de libertação. Resistimos porque gostaríamos que acontecesse diferente, com isso guardamos mágoas, dores, angústias, tristezas, decepção e muitos outros sentimentos negativos. Essa resistência nos impede de sentir, criando uma couraça rígida, dificultando o fluxo das emoções.
Segundo o Dr. David R. Hawkins, é necessário sentir as emoções de forma consciente, sem tentar moldá-la. Deixar que o sentimento venha à tona, senti-lo e depois deixá-lo seguir seu curso. Emoções negativas estão sempre presentes, não tem como fugir, só não podemos negá-las. Quando integramos aquilo que julgamos negativo ao nosso ser, a negatividade se dissipa e abrimos espaço para o novo.
Acredite, a vida é cíclica e um processo maior está em andamento, talvez você ainda esteja muito triste ou ressentido e não consiga enxergar. Mas, procure um lugar tranquilo, fique em silêncio e apenas sinta, além de toda turbulência existe dentro de você um lugar tranquilo, que está apenas esperando sua percepção e fé em algo maior. Só assim conseguirá aceitar o que esteja acontecendo em sua vida agora. Confie, todo movimento da vida tem um sentido maior. Ter essa consciência nos leva para outro estado e inacreditavelmente somos conduzidos a sentimentos de paz e aceitação, vá sem medo. Diga adeus a vida que você conhece até hoje e renasça para o que está por vir.
Esse artigo te ajudou? Você também pode gostar do artigo Crises da Vida.
Boa leitura!