O amor é uma das emoções mais poderosas e profundas que os seres humanos podem experimentar. Ele pode ser demonstrado através de gestos, comportamentos e palavras. Amar verdadeiramente vai além das falhas e imperfeições do outro. Sendo assim, envolve aceitação, respeito mútuo, compromisso, lealdade, empatia e compreensão. Além disso, esse sentimento tem um incrível poder de cura, tanto física, quanto emocionalmente, pois, é uma das vibrações mais positivas que podemos emanar.
No entanto, vibrar no amor, pode ser mais difícil do que se imagina, é um processo de autoconhecimento, pertencimento, honestidade e entrega. O amor não se promove. Todos temos potencial para amar, mas é preciso dar espaço para que ele possa se manifestar. Normalmente é na estrutura familiar que aprendemos os valores e virtudes fundamentais para boa convivência. É na infância que aprendemos por meio da interação com nossos pais, cuidadores ou outras pessoas de convívio, a dar e receber afeto. Infelizmente, muitas pessaos são criadas de modo que não estão acostumados a demonstrarem seus sentimentos.
Essas pessoas acabam com dificuldades em uma comunicação afetuosa e assertiva, afetando suas relações. Muitos amam verdadeiramente seus filhos, parceiros ou amigos, mas, possuem imensa dificuldade de expressar esse sentimento. Acarretando um enorme vazio em ambas as partes, pois, dar amor também nos preenche. No entanto, onde há carência de afeto, evitar a frustração é quase inevitável, pois todos esperam dentro de uma relação receber amor e carinho. É importante lembrar e observar que o amor apresenta diversas linguagens.
Amar e ser amado
Nem todos expressam da mesma maneira. É claro que, algumas pessoas são tão fechadas e rígidas com si mesmas, que não conseguem acessar o amor-próprio e muito menos estender a outras pessoas. Amor é fluxo! Sentir que não é amado em uma relação pode deixar dores profundas nas partes envolvidas, pois o nível de cobrança aumenta e a satisfação diminui, impactando o poder pessoal e autoestima. Sempre esperamos que o outro expresse seus sentimentos, seja dando ou recebendo carinho, pois, nessa dinâmica também é importante estar aberto a receber o Amor.
Mas, a boa notícia é que essa situação pode ser transformada, basta você querer com muita honestidade e se empenhar para que isso aconteça. O amor pode acontecer em qualquer momento, através de um esforço consciente para sermos mais abertos e acessíveis. Existem muitas formas de amar e a maneira que expressamos o amor pode variar dependendo da nossa personalidade, experiências de vida e relacionamentos individuais.
O amor cria grandes conexões com imensas fontes de energia. Quando seu coração se abrir para sua autenticidade, sem medos ou limitações, você se libertará e descobrirá primeiramente como é satisfatório se amar, a partir daí criará relacionamentos profundos, vai conseguir enxergar amor nas outras pessoas, pois, aceitará suas fraquezas e imperfeições. O amor é a chave para todo conhecimento, sabedoria e poder.
Expressão do Amor Através:
de palavras: expressar amor através de elogio, agradecimento, gentileza, encorajamento e palavras de afeto.
dos atos: demonstra afeto sendo cuidadoso e atencioso, pode ser através do preparo de uma refeição, uma preocupação com as necessidades e desejos do outro.
do toque: pode ser através de um carinho, um abraço, uma massagem, um cafuné, pessoas que expressam o amor dessa maneira, gostam de intimidade.
de presentes: é uma forma tangível e concreta de mostrar a alguém o quanto você se importa com ela. Aqui o que vale é a intenção e não o valor financeiro do dinheiro.
da qualidade do tempo que passam juntos: é a dedicação e atenção exclusiva a pessoa que você ama, sem distrações. Pode ser dedicar-se a uma atividade juntos, ou simplesmente sentar e conversar, passear ao ar livre. É necessário que haja uma uma conexão emocional significativa no período que estão juntos.
Enfim, o Amor Verdadeiro é profundo e não se solidifica na superficialidade, é preciso conversar mais, expressar os sentimentos, as emoções, mostrar vulnerabilidade, sair do orgulho e dizer com clareza o que sentimos quando algo não vai bem.
Amor exige entrega, a sua falta na vida causa dor e bloqueia seu fluxo. Isso acontece por causa do medo de se relacionar. Primeiro será necessário fazer um mergulho dentro do seu próprio eu, a fim de acessar seu coração e se livrar da confusão dos medos e pensamentos. Garantias sobre o amor nunca teremos, mas você só poderá saber se entregando. Abra as portas do seu coração, não se feche, permita-se arriscar!
Esse artigo te ajudou? Leia também como ter relacionamentos saudáveis
Sugestão de leitura: As cinco linguagens do amor.