Os nodos Lunares, também chamados de cabeça do dragão, o Nodo Norte e cauda do dragão o Nodo Sul, são dois pontos no mapa astrológico que indicam de onde viemos e para onde vamos. Esses pontos nos inclinam ao caminho de evolução. Os Nodos Lunares levam em consideração que nessa vida atual somos apenas um elo de uma corrente evolutiva, portanto acredita-se que existiu outra vida antes dessa.
O Nodo Norte indica para onde estamos indo, ainda é um local desconhecido, mas é lá que teremos um solo fértil para o aprendizado, expansão e evolução, quanto mais conectado com os assuntos que o nodo norte indica, mais alinhado com seu destino estará. Ele funciona como um professor, um mestre que te orienta e impulsiona para a evolução espiritual. É um chamado de alma. Normalmente aparece como ideias, anseios e intenções que em um primeiro momento nos causa medo.
Já o Nodo Sul é a bagagem que trazemos de outras vidas, um lugar conhecido, familiar, podemos dizer que é a nossa zona de conforto e esse lugar nos influência a todo momento no presente. Nem sempre é um lugar confortável de ficar, mas é conhecido e isso nos dá base e segurança para prosseguir rumo ao Nodo Norte. O Nodo Sul nos indica o que ainda precisamos resolver para desapegarmos e seguirmos a diante.
Nodos Lunares e o Caminho para a Evolução
Os Nodos lunares é nosso caminho de evolução. O nodo sul nos dá a sensação de certeza, que estamos no lugar certo, mas, ao mesmo tempo, quando estamos muito apegado a ele, nos aprisiona. Nesse lugar a situação é conhecida, com o “modus operandi” do passado. É como se chegássemos nessa vida com um programa instalado, só que está ultrapassado e não serve para utilizar na vida atual, agora novas habilidades deverão ser adquiridas. Esse programa antigo se expressa como padrões de comportamentos, ideias fixas e crenças.
É no nodo sul que estão nossos apegos e tendências de repetição de comportamentos que já não servem mais, mas ele está ali, muitas vezes trazendo desconforto e te chamando para a limpeza e mudança, para que avance em direção a novas experiências, rumo a evolução pessoal e espiritual, ele te ajudará a ir para o Nodo Norte. Esse desconforto deve servir como mola propulsora e não como conformismo aos comportamentos destrutivos.
Magicamente, quando descobrimos a potência desse alinhamento, começamos a observar que tudo acontece com mais fluidez e passamos a experimentar sensações até então desconhecidas, como ser, fazer, pensar e sentir de acordo com as possibilidades que o Nodo Norte apresenta, esse é o verdadeiro despertar! Tudo começa a se encaixar e acontecer com mais naturalidade.
Nodo Sul e Nodo Norte
Os assuntos do Nodo Sul estão ali justamente para nos provocar, lembra, eles são “ultrapassados” provavelmente tentará usa-los a qualquer custo, mas não dará certo. Assim você será obrigado a sair desse lugar e ir em direção à expansão e ao progresso. Do outro lado, no Nodo Norte, as coisas acontecerão com mais facilidade, pois, é para lá o caminho evolutivo. De um lado o seu Nodo Sul – uma energia densa, pesada, em excesso, porém familiar. Do outro lado o seu Nodo Norte – uma energia leve, um terreno fértil e ainda desconhecido.
Características do Nodo Sul
- Zona de conforto, lugar familiar
- Viver apegado ao passado
- Inflexibilidade, crenças e padrões limitantes
- Sensação de culpa sem motivo aparente
- Repetição de padrões e comportamentos destrutivos
- Vitimismo
- Conflitos internos, dificuldade de expressão e bloqueios
- Medos e inseguranças
- Reatividade
Características do Nodo norte
- Lugar de expressão e realização e poder pessoal
- Vazão a intuição
- Consegue se conectar com a vida e estado de presença
- Conexão com seus talentos
- Coragem para seguir seus anseios
- Sensação de estar no lugar certo
- Criatividade em alta
- Vida em fluxo e alinhada
- Liberdade nas escolhas
- Expansão da Consciência
- Autonomia e Dinamismo
O caminho de evolução não é fácil, mas é inevitável! Utilizar recursos que nos levam ao autoconhecimento é essencial e a Astrologia é uma ferramenta que pode ajudar muito, quanto mais alinhados estivermos como nossa missão, mais fácil ficará. A partir da consciência do que nos faz mal, podemos escolher nos afastar, resolver assuntos pendentes e ir em busca do que realmente nos completa. Dentro de cada um de nós há uma chama com energia de realização, precisamos sempre ativá-la, para que nunca se apague, é ela que iluminará o caminho que teremos pela frente, com muito foco, coragem e determinação.
Esse artigo te ajudou de alguma forma? Conheça também sobre O Retorno de Saturno
Sugestão de complemento a leitura: https://astrologialuzesombra.com.br