A massagem para conexão da Mente e Corpo, é uma técnica milenar, que tem como objetivo promover o bem estar físico, mental e emocional do indivíduo. Através do toques terapêuticos, os movimentos podem ser suaves e profundos, como pressão, fricção e manipulação dos tecidos do corpo, com o objetivo de aliviar dores musculares, reduzir o estresse e melhorar a circulação sanguínea.
Uma vez que você escolha a massagem para conexão da Mente com o Corpo, mecanismos são ativados, ocorre liberação de substâncias que promovem um estado de relaxamento geral e sensação de bem-estar no corpo. Esses são os benefícios físicos, mas a massagem também pode ter efeitos positivos na saúde emocional e mental. O toque terapêutico, ajuda reduzir a ansiedade, melhora a autoestima, ajuda em casos de depressão, alivia o estresse mental, promove uma sensação de tranquilidade e equilíbrio emocional.
A massagem também ajuda na qualidade do sono e na concentração, além de aumentar a autoconfiança. Na Massagem terapêutica o terapeuta usa todas as informações e sinais que o corpo traz a fim de buscar o melhor tratamento. Cada tipo de massagem é adaptado às necessidades e objetivos individuais do paciente, levando em consideração sua condição física e saúde geral.
A Mente e o Corpo como Instrumentos de Cura
De fato, é importante lembrar que a massagem não é uma cura milagrosa para todos os problemas de saúde. Dependendo do problema, ela deve ser utilizada em conjunto com outros tratamentos terapêuticos e deve ser realizada por um profissional qualificado e experiente. Vivemos em um mundo de grande demanda e com muitos estímulos no nível mental. Com isso, as pessoas estão desconectadas e não dão atenção aos avisos que o corpo envia. Passam muito tempo em computadores e celulares, procrastinando a atenção à saúde e ao bem-estar.
Temos o hábito de complicar muitas coisas e esquecemos que temos em nós mesmos uma consciência simples, que faz parte da nossa natureza. É lá que estão todos os instrumentos de cura, que é nosso bem mais valioso a Mente e o Corpo. Portanto, além de manter uma rotina saudável, cuidando da alimentação, fazendo atividade física e mantendo um ritmo de vida adequado, a massagem também pode ser uma forte aliada na rotina de autocuidado.
A desconforto no corpo é um sinal de algo não está bem, é seu corpo dizendo ” ei, estou aqui, olhe para mim“. Portanto, não ignore os sinais, devemos utilizar a capacidade que temos de escolha para fazer o caminho inverso a doença. Trabalhar nossa mente para recuperar a saúde. Autocuidado deve ser prioridade, é um estilo de vida!
Benefícios da Massagem
O toque é uma ato que envolve amor, confiança e entrega e sua prática promove a integridade física, emocional e espiritual. Quando batemos ou machucamos alguma parte do corpo, instintivamente a primeira reação que temos é de esfregar, pois, é um conhecimento nato. Sabemos que essa ação de alguma maneira promove o alívio. Através de uma massagem podemos nos conectar com a nossa energia vital, o fluxo dessa energia é que nos permite a cura, o fortalecimento e harmonização do corpo. Nossa saúde depende do fluxo contínuo e distribuição dessa energia.
Uma vida agitada, submetida a estresse constante, bloqueia esse movimento vital de energia, afetando corpo, mente e espírito. Por isso a massagem é tão importante, nos conecta com nós mesmos. Através dela praticamos o estado de presença, ficamos atentos a respiração e toda carga emocional que causa contratura muscular é eliminada no momento do toque, proporcionando sensação de aconchego.
Através de uma boa anamnese podemos entender as dores e angústias do paciente. É também possível agregar outras técnicas e conhecimentos a massagem para conexão de corpo e mente, potencializando seus efeitos. Como a aromaterapia, cromoterapia e técnicas energéticas, como reiki e barras de access todas com o objetivo de conectar Mente e Corpo, a fim de promover a saúde integral.
Esse artigo te ajudou de alguma forma? Conheça também sobre como a acontece a Conexão Corpo e Mente
Complemento de leitura: Benefícios do Toque Terapêutico.
Boa leitura!