Como ter controle emocional em um mundo de mudanças e incertezas? A nossa mente comanda as emoções, mas é através do nosso corpo que elas são expressadas. Para que tudo caminhe de forma equilibrada é necessário que nossa mente comande de maneira consciente nossos pensamentos, sentimentos, emoções.
Emoções positivas fazem nos sentirmos bem, assim como as emoções negativas fazem nos sentirmos mal. Se pudéssemos escolher sentiríamos apenas coisas boas e positivas, como felicidade, alegria, empolgação, entusiasmo, euforia. Mas como ter controle emocional suficiente para nos sentirmos capazes de selecionarmos qual tipo de emoções vamos sentir, será que é possível? Não tem jeito, emoções negativas fazem parte da nossa vida, negá-las é um grande erro, o pulo do gato é como lidamos com as emoções negativas.
E até mesmo as emoções positivas quando acontecem de maneira exagerada podem ter resultados desastrosos. Qualquer tipo de emoção só nos traz benefícios quando estão em equilíbrio. Ter controle emocional é aprender a gerenciar as próprias emoções em momentos de grande intensidade, sejam eles bons ou maus, e conseguir expressá-los de maneira branda e suave.
A importância do Controle Emocional
Quando aprendemos a gerenciar nosso sistema emocional, passamos a ter mais estabilidade, serenidade e capacidade de ponderação, mas como conseguir esse equilíbrio diante do caos? Aprendendo a identificar quais são as emoções que nos tiram do eixo, através da observação de nossos comportamento e atitudes, não há outro caminho a não ser o autoconhecimento.
A inteligência emocional é uma habilidade crucial para o sucesso na vida pessoal e profissional. Ela envolve o reconhecimento e a gestão das próprias emoções, bem como a compreensão e a empatia em relação às emoções dos outros
A pessoa que sabe ter controle emocional é mais assertiva, tem uma força interior poderosa e não toma decisões sem pensar. Nos momentos das adversidades da vida, ou até mesmo em um momento de muita alegria e felicidade, acabamos tomando decisões equivocadas daquelas que tomaríamos com um equilíbrio no controle emocional.
Podemos dividir a capacidade de gerenciar nossas emoções em quatro componentes principais:
- Consciência Emocional: A capacidade de identificar e compreender suas próprias emoções, bem como reconhecer as emoções dos outros.
- Controle Emocional: A habilidade de regular suas emoções, evitando reações impulsivas e tomando decisões equilibradas.
- Empatia: A capacidade de compreender e se colocar no lugar das emoções dos outros, desenvolvendo relações interpessoais mais saudáveis.
- Gestão de Relações: A habilidade de interagir eficazmente com os outros, resolvendo conflitos e construindo relacionamentos duradouros.
Inteligência Emocional no Ambiente de Trabalho
A inteligência emocional desempenha um papel crucial no sucesso profissional. Ela é particularmente importante em cargos de liderança e em equipes de trabalho. Aqui estão algumas maneiras de aplicar a inteligência emocional no ambiente de trabalho:
- Liderança Empática: Líderes que demonstram empatia são mais capazes de motivar suas equipes e criar um ambiente de trabalho positivo.
- Resolução de Conflitos: A inteligência emocional ajuda a resolver conflitos de forma eficaz, promovendo relações de trabalho saudáveis.
- Comunicação Eficaz: Compreender as emoções dos outros melhora a comunicação e evita mal-entendidos no ambiente de trabalho.
Dicas para Controlar as Emoções
Não aja por impulso
O impulso gera uma satisfação imediata, e na maioria das vezes não pensamos no que aquela ação pode acarretar. A própria natureza das emoções leva a um impulso para a ação. Por isso, ter estado de presença e clareza no momento da ação é um fator fundamental no equilíbrio do controle emocional.
Invista em conhecer-se
Para entender suas emoções é preciso se conhecer. Só conseguimos lidar com aquilo que conhecemos, eu gosto de identificar minhas emoções com nomes, me ajuda muito a lidar melhor com elas.
Acolha todas as emoções, mesmo aquelas que você julga ruim!
Acolha todas as suas emoções, boas e ruins, não se culpe quando perceber que está dando muito valor as emoções negativas. Ouvimos muito por aí falar que temos que cultivar somente pensamentos positivos e acabamos negando os sentimentos que merecem atenção. Entenda que a mudança é um processo e você está aprendendo a se olhar com mais Amor e Gentileza.
Pratique estado de presença
Observe e procure compreender os pensamentos pessimistas e negativos, participe da jornada, colha os aprendizados e cresça com os desafios, esteja atento ao que não está bom e procure alternativas para melhorar.
Entenda que na zona de conforto não há mudanças. Só escolhemos fazer diferente, porque um desconforto apareceu e com ele o desejo de mudar, todas as dores são importantes para o desenvolvimento e crescimento pessoal, não ignore-as!
Não de poder as situações
Quanto mais você se importa com alguma coisa, mais poder está dando a ela. Fique atento, talvez esteja se importando mais do que realmente deveria. Tirar o foco, respirar fundo, organizar os pensamentos pode ser uma ótima estratégia. O mundo moderno facilita a vida, porém, nos envia muitos estímulos a todo instante, tenho visto muitos adultos e crianças serem diagnosticados com déficit de atenção. Talvez só estamos precisando desacelerar o ritmo louco.
Mas essa decisão só você pode tomar. Escolha se estressar menos com algumas coisas, planeje seu dia e sua vida com o que realmente contribui com sua paz de espírito e equilíbrio emocional. Mas lembre-se, se ficar muito difícil, procure ajuda de um profissional.
Invista em seu crescimento pessoal
Desenvolver inteligência emocional é um investimento valioso em sua vida pessoal e profissional. Compreender e gerenciar suas emoções, bem como demonstrar compaixão e compreesão em relação aos outros, são habilidades que podem levar ao sucesso e à felicidade. Lembre-se de que a jornada para aprimorar sua inteligência emocional é contínua, e cada passo que você der nessa direção será recompensador.
Esse conteúdo te ajudou? Conheça também A Arte de se Relacionar: Construindo Laços Significativos
Sugestão de Leitura: Inteligência emocional.