A autoconfiança é seu maior poder. Pessoas confiantes acreditam que são capazes de realizar algo e isso faz toda diferença na vida. Ela traz poder pessoal, que nada mais é que sentir-se forte, poderoso, dono de si e com controle emocional diante dos desafios da vida. Infelizmente muitas situações nos puxam para baixo, minam a nossa autoestima e acabam nos tornando inseguros. Pode ser que você esteja vivendo momentos de insegurança ou talvez perceba que se sente inseguro diante da vida.
A autoconfiança pode ajudá-lo a ter sucesso nas suas relações pessoais e interpessoais. Pessoas autoconfiantes se apresentam de maneira segura, expressam suas opiniões com facilidade, não são arrogantes e nem egocêntricas e estão sempre prontas para novos desafios. Para começarmos entender como funciona o desenvolvimento da autoconfiança é necessário entender que ninguém é perfeito e que todos cometem erros, é fundamental manter uma atitude positiva e acreditar que tem habilidades necessárias para superar qualquer desafio.
Também é importante entender seus pontos fortes e fracos para poder trabalhar em cima deles. Se desafiar constantemente, buscar novas experiências, também pode ajudar, assim você se acostuma com imprevistos da vida. É em nossa mente que tudo começa, os pensamentos e as emoções estão conectados, se visualizar superando uma situação desafiadora pode não ser a solução, mas prepara o cérebro para lidar com situações reais.
Porque nos tornamos inseguros
Viver com muitos medos e insegurança traz para o corpo uma energia densa, além de ficarmos sempre na defensiva, pois, tudo parece nos atacar. Provoca ansiedade e angústia, como se algo estivesse preso dentro de nós. Dá vontade de expor a opinião, às vezes as palavras até quase saem da boca, mas, o medo do julgamento espanta a coragem.
A pior coisa que existe é quando temos a sensação que estamos vivendo pela metade, você tem vontade de se expor, de falar, de se expressar, tem um impulso e você pensa agora vai… mas infelizmente na hora H, não é isso que acontece. Aí vem a frustração, sentimento de culpa, punição e muitos outros sentimentos depreciativos. Lembre-se a autoconfiança é seu maior poder, utilize esse poder a seu favor!
Primeiro é importante observar como funciona sua insegurança. Você se acha inseguro em todas as áreas da sua vida ou está se rotulando totalmente inseguro, lembre-se que autoconfiança é exatamente o oposto disso. Se você acreditar que não é bom em nada, não tem quem faça acreditar o contrário. Tenho certeza que se parar para pensar, vai ver o quanto agiu com presença e confiança em muitas situações. Comece fazendo esse exercício e quando lembrar de cada situação que se saiu muito bem sendo confiante, procure sentir a emoção daquele momento. Pense em situações que você se saiu bem, agiu com calma, tranquilidade e não teve medo de se expressar. E sempre que lembrar diga para você mesmo, eu sou muito bom nisso.
Dicas para começar agora a acreditar no seu potencial
1) Invista em suas Habilidades
Primeiro, como já disse, faça uma lista das habilidades que você tem, coisas que só você sabe fazer ou que faz muito bem, com confiança e segurança. Invista nessa habilidade, torne-se referência nela. Pode ser um jeito de limpar a casa, fazer um bolo, um esporte, alguma atividade no trabalho, aqui vale tudo, o importante é identificar essa habilidade, investir nela e sentir prazer em executá-la.
Qualquer área que você queira ser mais confiante, exige excelência e para isso muita prática. Quanto mais você praticar melhor ficará em sua habilidade e ficará mais confiante. É um ciclo treino-competência-excelência-autoconfiança.
Quando você entender que a autoconfiança é seu maior poder e começar a usar esse “poder”, vai observar uma grande melhora nas relações e área profissional. Quanto melhor você é, mais respeito você conquista e dessa forma vai se tornando cada vez mais confiante no serviço que oferece.
2) Não tenha Medo
O medo sempre vai existir, vai com ele mesmo. Depois que você se enfrenta, a sensação de bem-estar, fortaleza e coragem são gratificantes. Vá com calma, no seu tempo e limite, não é para ser doloroso nem constrangedor e sim prazeroso.
O medo do julgamento é o mais difícil, procure se colocar e expor suas opiniões, assim como você cada pessoa pensa de um jeito, não leve as divergências como algo pessoal e sim apenas como um diferente ponto de vista. Alguns tipos de medo, quando não são patológicos precisam ser enfrentados é a única maneira de se desenvolver.
Agora, quando o medo, a insegurança, a baixa autoestima forem insustentáveis e causarem pânico, pavor, crises de ansiedade e muitos outros sintomas físicos, procure por ajuda de um especialista. Encarar nossos desconfortos pode doer um pouquinho, mas não a ponto de paralisar e causar traumas.
3) Elimine fontes de insegurança
Procure conhecer onde o calo aperta, ou seja, quais são as situações que geram mais insegurança em você e trabalhe a fim de aprimorá-las. Esse movimento só você pode fazer. Não é fácil mas é algo possível e está no seu poder. Conseguir mudanças nesse sentido trará enorme satisfação e autoconfiança.
4) Faça uma lista do que deseja alcançar
Quando temos objetivos pré-definidos e colocamos em ação estratégias para alcançá-los, pode ser um incentivo a mais, não crie metas mirabolantes, cheias de regras e muitas vezes inalcançáveis, comece com pequenas coisas que tem vontade de mudar e está procrastinando. Acredite, conquistar esses objetivos pode aumentar sua autoconfiança e poder pessoal.
5) Receba os elogios com orgulho
Quando alguém elogiar, não se envergonhe ou se coloque em posição de não merecimento. Reconheça suas conquistas e competências, não se desmereça. Agradeça o elogio, diga o quanto está feliz pelo reconhecimento.
6) Não se compare
A sua caminhada é só sua, com dificuldades e facilidades que só você conhece. Comparar-se com os outros é cruel e injusto. Coloque o foco em você, nos seus objetivos e progressos. Esse exercício de auto observação ajuda no autoconhecimento e a perceber quais são suas habilidades, entendendo o que precisa ser lapidado.
7) Se precisar procure ajuda de um profissional
Através da psicoterapia é possível obter ótimos resultados para se tornar autoconfiante, um psicólogo tem ferramentas para avaliar quais são os motivos que te levam a insegurança e assim pode ajudá-lo a encontrar estratégias para superar. Ter autoconfiança é muito importante, mas, também é importante ter a consciência que nem sempre tudo vai sair do jeito planejado e que também não somos bons em tudo. Em algumas habilidades somos fera, em outras precisamos de mais empenho para desenvolver.
A forma que você se apresenta ao mundo pode influenciar sua autoconfiança, mantenha a postura ereta, de forma segura e confiante. Ser seguro de si mesmo é um processo contínuo, que requer dedicação e muito trabalho, com persistência e estratégias corretas é possível virar o jogo se tornar e alcançar os objetivos que tanto deseja. Chegamos aqui nessa vida com muitos pontos de força e habilidades que temos que desenvolver, não chegamos prontos. O sistema nos exige perfeição, mas não, o objetivo é lapidar, melhorar. A autoconfiança é seu maior poder, através dela você também desenvolverá autoestima e coragem.
É importante aceitar que em determinados momentos você terá que desenvolver nossas habilidades e nem sempre será um processo confortável. A autoconfiança é um estado da mente saudável possível de ser alcançado, não desanime e confie no processo. Quando temos uma predisposição a baixa autoestima, não nos tornamos confiantes da noite para o dia, nesse caso o poder pessoal é algo que será trabalhado e desenvolvido, é preciso acreditar si mesmo, se conhecer, praticar, visualizar, manter uma postura confiante e persistir no processo.
Esse artigo te ajudou de alguma forma? Conheça também sobre Como ter mais Auto Estima
“É preciso coragem para ser imperfeito. Aceitar e abraçar as nossas fraquezas e amá-las. E deixar de lado a imagem da pessoa que devia ser, para aceitar a pessoa que realmente sou.“
Brené Brown
Trecho retirado do livro: A Coragem de ser Imperfeito
Boa leitura!