Como ter uma vida mais leve diante de toda demanda do dia-a-dia? Vivemos em um mundo caótico, cada vez mais acelerado e repleto de responsabilidades, buscar uma vida mais leve tem se tornado um objetivo de muitas pessoas. Hoje em dia o estresse nos chama a todo momento, mas, viver correndo e estressado não é saudável e a longo prazo pode causar danos irreversíveis a nossa saúde.
Desde muito cedo, começamos a compreender a vida a partir da dualidade bom e mal, certo e errado de acordo com nossa percepção, história e jornada de vida. Muitas vezes passamos anos de nossas vidas engessados nessas crenças e padrões de comportamento. No entanto, a busca por equilíbrio, felicidade e bem-estar é um caminho pessoal, mas algumas pequenas mudanças podem fazer toda a diferença.
Eu acredito que o segredo para ter uma vida mais leve é compreender sua impermanência. Temos muita dificuldade do desapego, de encerrar ciclos e a não aceitação desse fato causa dor, pois temos muitos condicionamentos mentais. Por isso, primeiramente é importante reconhecer a importância de cuidar do corpo e da mente, desenvolvendo maior consciência de si mesmo e além disso, aprender a priorizar o que realmente importa.
A Importância de Ter uma Vida mais Leve
Ter uma vida mais leve é de suma importância e deveria ser um direito de todos. Somos sempre movidos pelo medo, medo de sentir dor, medo de perder, medo de deixar ir. Pautamos nossas decisões sempre pelo medo e não pelo Amor, e isso torna a vida dura e pesada. A Natureza é cíclica e vive em constante mudanças a todo instante. Ela não resiste, apenas segue o fluxo da mudança. Nós seres humanos nos desconectamos de sua ciclicidade e sofremos por nossa teimosia e resistência. Muitas vezes na tentativa de ter uma vida mais leve, acabamos complicando mais ainda, pois, não seguimos o seu fluxo natural.
É claro que se a nós foi dada a capacidade de discernimento e escolha, é para fazermos uso, mas a modernidade nos cega de tanta informação e acabamos complicando diante de tantas opções e informações. Compreender que nada é para sempre e que tudo pode mudar a qualquer momento, nos convida a viver o presente, o aqui e o agora. Quando estamos conectados com essa força interior as coisas chegam e partem com naturalidade e leveza.
Muitas vezes, nos perdemos em meio a tarefas e preocupações cotidianas, negligenciando atividades e relacionamentos significativos. Ao definir metas claras e identificar a áreas essenciais da vida, podemos dar um passo atrás e avaliar onde devemos investir nosso tempo e energia. Ademais, é fundamental aprender a dizer não de forma assertiva. Muitas vezes, nos sobrecarregamos com obrigações e compromissos que não agregam valor a nossa vida. Estabelecer limites ajuda a liberar espaço para o que realmente importa e evita o sentimento de sobrecarga.
Vivendo a Vida com Alegria e Leveza
São várias as situações que nos aprisionam e nos desafiam todos os dias, pode ser um emprego, um relacionamento, um padrão de comportamento ou pensamento, uma ideia fixa, que até então consideramos imutável. Podemos fazer mudanças muito simples, mas que terão grande impacto e ajudará a ter uma vida mais leve, calma e tranquila. Não há mágica e sim tomada de decisões e vontade de mudar, ninguém além de você está no controle da sua felicidade.
Dicas para Viver com Leveza
Evite reclamar por tudo
Isso pode tornar-se um vício muito destrutivo, mantenha o foco no momento presente, preste atenção nas suas ações, na sua fala, a reclamação drena a energia e nos impede de acessar atitudes positivas. Tente não se comparar, cada um tem sua vida e sua história. A comparação te impede de acessar seu poder pessoal e te leva a baixa autoestima.
Fuja do perfeccionismo
Querer que tudo saia perfeito, seguindo padrões muitas vezes utópicos é tortura! Não cobre demais de você mesma e muito menos dos outros. Faça o possível dentro da sua realidade de vida. Não fique remoendo mágoas e culpa, nem sempre as coisas saem do jeito que gostaríamos e nem por isso devemos nos massacrar. Não é possível mudar o passado, encare os erros como aprendizado.
Peça ajuda sempre que precisar
Não tente fazer tudo sozinho, dividir as tarefas e responsabilidades do dia-a-dia pode ser prazeroso e estimula a comunicação. Ria mais, inclusive de si mesmo. Ver humor em si mesmo é fantástico, mas nem todos têm essa habilidade e acabam sofrendo, pois não conseguem esquecer dos erros que cometeram e acabam fazendo autojulgamento e se preocupando também com o que os outros estão pensando.
Nem toda situação é um problema!
Tem pessoas que têm o dom de transformar situações corriqueiras em um grande problema. A questão está em como você escolhe reagir às situações do dia-a-dia. O poder de escolha é seu.
Dê valor a pequenos gestos
Valorize quem você ama e expresse o quanto gosta delas. Essa troca de é importante e estimula as pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo, é contagiante, além de trazer para si um estado de satisfação e bem estar.
Esse conteúdo te ajudou? Conheça o artigo Inteligência Emocional.
Dica de leitura: Viver mais Leve