O alimento da alma é tão essencial quanto aquele que ingerimos para nutrir nosso corpo físico, pois, é esse alimento que nos manterá em pé e forte diante dos desafios da vida. Portanto é o que nos deixa saudável enquanto ser humano, é ele que favorece o movimento energético das nossas emoções.No entanto, todos nós em algum momento da vida podemos nos sentir apáticos, sem energia. Mas, quando cansaço e o desânimo batem, nos sentimos apagados e desconectados. Essa sensação pode vir acompanhada de dores físicas também, mas, em um primeiro momento afeta nossa essência, nossa alma.
Quando isso acontece é preciso fazer a reconexão, para que possamos nos sentir vivos novamente, recuperar nosso brilho pessoal, reacender nossa luz e principalmente restaurar nossa saúde espiritual e energia vital. Além do corpo físico, temos vários corpos sutis que precisam ser alimentados e cuidados diariamente. Quando os corpos sutis não vão bem, eles não enviam a energia básica necessária para nosso corpo físico, sendo assim, nossos órgãos e tecidos ficam desvitalizados, causando a doença.
Entretanto, primeiro movimento é a percepção de que algo não vai bem, através da consciência. Em segundo lugar, é encontrar recursos internos para a recuperação do equilíbrio, através da ação conjunta de nutrição a todos os corpos. Para isso é necessário atenção em você mesmo e nos sinais que o corpo envia. Mas, podemos dizer que o alimento da alma é uma expressão metafórica para descrever algo que nutre e satisfaz a parte espiritual ou emocional de uma pessoa. Embora seja subjetivo e possa ter diferentes significados para cada indivíduo, geralmente refere-se a atividades, experiências ou conexões que trazem sensação de paz, felicidade, significado e plenitude interior.
O poder da conexão
Para algumas pessoas, o alimento da alma pode ser a arte, como a música, a pintura ou a dança, que despertam emoções profundas e expressam a criatividade. Para outros, pode ser a natureza, passar tempo ao ar livre, contemplar paisagens ou estar em contato com animais, o que proporciona um senso de tranquilidade conexão com algo maior. Algumas pessoas encontram o alimento da alma na espiritualidade ou na prática religiosa, através da meditação, oração, participando de rituais e cerimônias.
Além disso, relacionamentos significativos com amizades verdadeiras, parcerias amorosas ou vínculos familiares saudáveis, também podem ser considerados alimentos da alma. O apoio emocional, a compreensão mútua e a troca de afeto podem nutrir e fortalecer o bem estar emocional. Portanto, é necessário explorar e descobrir quais atividades, experiências e conexões trazem satisfação e plenitude interior em nível pessoal. Cuidar da saúde mental, emocional e espiritual é essencial para o bem estar geral de uma pessoa.
Por exemplo, inclua o divino em todos os aspectos da sua vida, aos poucos você verá a mudança de velhos padrões de pensamentos e atitudes críticas. Para alimentar a alma, a oração também uma forma poderosa de conexão e para fazê-la, não existe tempo ou espaço. O ato de agradecer também é um poderoso transformador, pois muda o padrão energético e restabelece o equilíbrio com muita rapidez. Preste atenção na sua mente e coração, expanda sua visão, feche os olhos e apenas sinta, há sempre uma presença amorosa pronta para te ajudar. Não desista.
Exercício para conexão com eu superior
- Encontre um lugar confortável e tranquilo, sente-se ou deite-se.
- Feche os olhos, respire profundo e calmamente. Inspire pelo nariz, encha os pulmões de ar, e expire pela boca, liberando junto todas as tensões e preocupações.
- Traga sua atenção para o momento presente. Permita que seus pensamentos se acalmem, acolha os pensamentos indesejáveis, mas não se apegue, deixe-os ir.
- Vá relaxando, acalmando.
- Visualize uma luz bem acima de você, emanando amor, sabedoria e paz. Imagine essa luz descendo e envolvendo todo o seu ser. Sinta-se preenchendo cada célula corpo, trazendo a sensação de tranquilidade e harmonia
- Concentre-se na respiração enquanto mantém essa visualização. Sinta-se conectado a energia divina que está ao se redor e dentro de você. Continue com a respiração consciente.
- Esteja aberto a receber insights, inspiração ou orientação.
- Permaneça nesse estado de conexão pelo tempo que sentir-se confortável.
- Agradeça pelo acolhimento, presença e sabedoria recebida
- Abra os olhos lentamente e permita-se retornar ao presente, trazendo consigo a sensação de conexão e paz que experimentou durante a meditação.
Esse artigo te ajudou? Você também pode gostar de ler O Poder da Fé.
Sugestão de Leitura: Um novo mundo, o despertar de uma nova consciência.
Boa leitura!