A arte de estar bem consigo mesmo é uma habilidade fundamental para uma vida tranquila e saudável. É a capacidade de reconhecer suas emoções, aceitar quem você é e encontrar paz interior, independente das circunstâncias externas. Para estar bem consigo mesmo, é importante desenvolver uma prática regular de auto percepção e auto cuidado. A partir do estado de presença, você consegue ter mais clareza e diminui a reatividade as adversidades da vida, já as práticas de autocuidado incluem, meditação, exercício físico, terapia, hobbies que você gosta, passar tempo com amigos e familiares, ou simplesmente tirar um tempo para si mesmo todos os dias.
Além disso, é importante aprender a aceitar a si mesmo, com todas as imperfeições, isso pode ser um processo difícil, principalmente para quem se compara com outras pessoas ou se sente pressionado a atender as expectativas dos outros. No entanto, aceitar a si mesmo é a base para a autoestima e para se sentir bem consigo mesmo. Outra parte importante da arte de estar bem consigo mesmo é aprender a se tratar com gentileza. Todos cometem erros e ninguém é perfeito. Quando você se critica ou se julga muito duramente pode se sentir mal consigo mesmo e abalar a autoestima.
Em vez disso olhe para seus processos com mais amor e gentileza, por fim, é importante lembrar que a arte de estar bem consigo mesmo é um aprendizado contínuo. Não é algo que você pode alcançar e uma vez e depois esquecer. Em vez disso, é uma jornada que requer auto responsabilidade e autodisciplina. Mas, com o tempo e esforço, você pode aprender a encontrar a paz interior e aproveitar a felicidade que vem de estar bem consigo mesmo.
Base para Construção de uma Vida Feliz
O primeiro passo para construção de uma vida feliz é o aprendizado, temos que aprender a lidar com nossos sentimentos e emoções, entender quais são os comportamentos destrutivos e prejudiciais e quais são aqueles que nos beneficiam com bem estar. Quando temos consciência do que nos faz mal, podemos nos empenhar para sair desse padrão destrutivo, a fim de potencializar as emoções positivas, por mais difícil que seja. Com essa consciência, você se tornará responsável pelo seu equilíbrio interior.
A arte de estar bem consigo mesmo, baseia-se na aceitação. É importante lembrar, que aceitar-se não significa se entregar aos percalços da vida, tolerar abusos ou concordar com tudo e sim fazer o melhor para a sua vida com os recursos que você tem no momento.
Entendendo que os desconfortos aparecem para que você possa assumir o controle da sua vida e seja motivado a gerar mudanças. Aceitando e honrando sua jornada de vida e a pessoa que é, com suas virtudes e seus defeitos. A arte de estar bem consigo mesmo é a calma diante do caos. É fugir do perfeccionismo, do controle e da rigidez mental, aprendendo a se valorizar no dia a dia. Uma pessoa que está bem consigo mesma, não precisa do outro para ser feliz, muito pelo contrário, suas relações melhoram.
Amor como Caminho de Desenvolvimento
O caminho é sempre o Amor, primeiramente por nós mesmo. Quando somos capazes de fazer esse movimento interior para o Amor, nos libertamos da necessidade de julgar e criticar, e começamos a aceitar as pessoas e as situações como elas são. Nesse contexto, podemos reconhecer e respeitar as diferenças e limitações dos outros, bem como as nossas próprias. O amor é a chave da aceitação, porque nos ajuda a ver além das aparências e a compreender as pessoas em um nível mais profundo.
Da mesma forma, quando nos amamos, podemos reconhecer nossas limitações sem nos julgar e criticar. Aceitamos que somos seres humanos e que cometemos erros, mas, compreendemos que isso não nos define como pessoas más. A arte de viver bem consigo mesmo é uma jornada de vida e evolução, um processo contínuo, que quando praticada com amor e compaixão, pode nos levar a uma vida mais plena e feliz!
A felicidade existe só na aceitação.
George Orwell
Esse conteúdo te ajudou? Você também pode gostar de Os Ciclos da Vida
Sugestão de leitura: Bem-querer: A arte de ser bom consigo mesmo