Pensamentos Acelerados é um grande problema da vida moderna. Portanto, o excesso de estímulo nos deixa com falta de clareza e discernimento. Estamos sempre com pressa ou pensando demais e esses pensamentos acelerados e aleatórios que chegam podem levar a dificuldade para pegar no sono ou até mesmo a insônia. Dessa forma, a dificuldade de se concentrar no aqui e agora também se torna um problema. O desespero de deitar e não conseguir dormir ou a sensação de não conseguir organizar as prioridades, pode levar a procrastinação e a ansiedade.
Nem todos os dias são fáceis. Depois de um dia cansativo e exaustivo queremos chegar em casa relaxar, descansar e dormir, não é mesmo? Mas, no momento que você deita parece que o sono vai embora, sua mente quer atenção e começa a disparar pensamentos e preocupações que você não quer pensar naquele momento. Ficar rolando na cama tentando combater os pensamentos, normalmente não funciona.
Quanto mais você se esforça para se concentrar e dormir, mais exaustivo fica. Pensamentos acelerados e preocupações podem aparecer em alguns momentos da vida, mas não podem ser uma constante, pois se torna uma experiência difícil, desgastante e dolorosa. Além disso, pensamentos acelerados são difíceis de controlar, eles chegam e se instalam sem pedir licença, tentar se livrar deles em um momento de insônia é pedir mais do mesmo.
Alguns Motivos dos Pensamentos Acelerados:
- Ansiedade
- Estresse
- Preocupação Excessiva
- Necessidade de controle
- Perfeccionismo
- Procrastinação
Estratégias que diminuem pensamentos acelerados antes de dormir
1-Técnicas de Relaxamento
Yoga, Meditação, Respiração Profunda ajudam a conduzir o estado de presença e acalmar a mente com pensamentos acelerados. É preciso calma e persistência para obter resultados satisfatórios. Há várias técnicas de relaxamento, respiração e até yoga gratuita no youtube. Além disso para quem está começando, meditações guiadas são as melhores.
2-Reserve um tempo para relaxar durante o dia ou antes de dormir
Se você tem pensamentos acelerados o ideal é criar uma boa rotina antes de deitar, prepare primeiro o ambiente com aquilo que te proporciona bem-estar, depois comece a se preparar para o momento do sono.
Pode ser com meditações guiadas, respirações, uma música suave, um banho relaxante, a leitura de um livro. Sabemos que alguns estímulos como celulares e eletrônicos atrapalham o sono, mas, o que de fato ajuda ou atrapalha é muito pessoal. Faça um teste e avalie o que te fez bem!
5-Não force dormir sem sono
Não force para dormir, é pior e gera ansiedade. Primeiramente procure relaxar e desacelerar, o processo do sono deve ser natural. Sem ansiedade procure observar os pensamentos que chegam, acolha-os e deixe-os ir, não de foco e nem atenção demais. Isso vai proporcionar calma, leveza e relaxamento.
6-Só deite quando estiver com sono
Procure deitar quando realmente estiver com sono. Tentar dormir sem sono não dá certo. Mantenha-se acordado e invista em técnicas que ajudam a relaxar, tire o foco de “eu preciso dormir”, isso só vai acelerar mais seus pensamentos, levando a ansiedade e irritabilidade. Só vá para a cama quando começar a sentir sono.
7-Procure ajuda médica
Se achar necessário procure um profissional de saúde e converse, pois, a falta de sono também pode ser a causa secundária, provocada por outros motivos, como uma doença ou algumas medicações. Para fechar um diagnóstico da falta de sono ou insônia, o médico deverá avaliar as reclamações da pessoa, histórico e hábitos de vida para tentar entender quais fatores podem ter colaborado para o quadro.
Esse artigo te ajudou de alguma forma? Conheça também sobre como ter uma vida mais leve .
Sugestão de leitura Como Acalmar sua Mente.
Boa leitura!